Este ano, os médicos descobriram uma nova epidemia causada por um vírus extremamente estável, a Estomatite enteroviral vesicular com exantema, também conhecida como «Doença da Mão-Pé-e-Boca» (HFMD), que começou a progredir rapidamente nos últimos tempos. Os especialistas previram que neste ano pode acontecer o recorde do número de casos desta doença.
Os sintomas do vírus são muito parecidos com os de um resfriado, com temperatura alta e dores de garganta. Além disso, aparecem pequenas manchas que coçam nas palmas das mãos, nas plantas dos pés e dentro da boca da pessoa infectada. Em alguns casos mais raros, essas feridas podem aparecer em outras partes do corpo, até mesmo nos órgãos genitais.
E por que esse vírus se espalhou tanto? O problema é que a doença é altamente infecciosa e pode ser passada com facilidade de uma pessoa infectada para outra quando houver contato com saliva ou muco. Isto significa que você pode pegar a doença se uma pessoa infectada espirrar, ou se você a beijar ou até mesmo com um aperto de mãos.
POR QUE NAS ESCOLAS ESSA NOVA EPIDEMIA SE ESPALHOU
Este é o motivo desta doença se espalhar rapidamente em pré escolas, onde as crianças geralmente estão cobertas por salivas ou lágrimas. É bem comum acontecer em escolas e faculdades, onde os alunos compartilham comida e bebidas. A doença também pode afetar pessoas com o sistema imunológico fraco. Por isso, pessoas mais velhas são bastante vulneráveis a ela.
Apesar do fato de o vírus ter uma aparência bizarra, ele não é perigoso. Normalmente, o organismo precisa de uma ou duas semanas para eliminar a doença por si só. Claro, que ao sinal dos primeiros sintomas, você precisa ir se consultar com um médico para ter um diagnóstico mais preciso e para saber qual a terapia antiviral a ser usada. Em complemento, você deverá ficar em casa até recuperar totalmente a saúde e não correr o risco de infectar outras pessoas.
Normalmente, os sintomas do vírus não são muito perceptíveis. Mas ele pode levar a complicações mais sérias, principalmente em pessoas com o sistema imunológico fraco. Em raros casos, a doença pode levar a infecções graves do cérebro, como a meningite e a encefalite.
O QUE FAZER COM SE TIVER ESSES SINTOMAS DA NOVA EPIDEMIA
Para evitar esta doença, mantenha as regras de higiene pessoal. Verifique se as crianças lavaram as mãos antes de comer ou depois de terem visitado locais públicos. Se você contrair a doença, procure um médico e beba bastante líquido, mesmo que sinta dor ao engolir por causa das feridas.
Para proteger as pessoas próximas a você desta doença, compartilhe com eles esta informação importante. Cuide-se e seja saudável!
Nenhum comentário:
Postar um comentário